Receita de Bem-Casado

Eu, particularmente, amo a idéia de acordar no outro dia da festa de casamento e relembrar os maravilhosos sabores dos docinhos através do bem-casado. Uma super dica pra economizar na festa (ou só pra ter o gostinho de dizer q foi vc quem fez) é fazer os próprios bem-casados. E acreditem, não é tão dicífil não. Se vc já tem alguma prática em fazer bolos (incluindo os de caixinha Dona Benta! hehehe) vai ser super simples.

 A receita básica da massa é o pão de ló, por ser mais leve que os bolos convencionais, mas dá pra fazer com massa de caixinha tb, se for um bolo fofinho fica ótimo! (o Dona Benta sabor Festa dá pra fazer). Outra coisa importante é o sabor do bolo. Dê preferência aos sabores neutros (como esses q eu citei acima - Pão de ló e o sabor Festa da Dona Benta), para não "brigar" com o recheio e ficar super saboroso.
Eu sugiro que vcs façam com antecedência e experimentem vários para ir pegando a prática! ;)

Eu pesquisei bastante e a melhor opção que encontrei foi fazer um mix de receitas e dicas que deram super certo!



Vamos ao que interessa: receita e o passo a passo!



Receita de Pão de Ló
Essa receita de pão de ló eu já faço há anos, e é uma delícia! Além de ser super simples. Então, podem arriscar! Mas, com eu disse antes, a mistura do bolo de caixinha que agora é saquinho fica ótimo também.
Ingredientes:

6 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água
4 colheres de sopa de óleo (de soja ou milho)
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:

Peneire a farinha de trigo com o fermento e reserve. Misture o óleo na água e reserve. Pré-aqueça o forno a 180°C.
Bata os ovos inteiros com o açúcar, até que fique muito claro, quase branco, e com bastante volume (aqui é o pulo do gato!!), use a batedeira na velocidade máxima e bata por 7 a 10 minutos. (Parece muito tempo, mas não é. Faz uma diferença enorme na "fofura" do bolo!).
Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e despeje a água com o óleo. Desligue a batedeira, e com o auxílio de uma espátula ou do fouet, misture aos poucos a farinha, com cuidado para não perder o volume. Coloque a massa em uma forma untada e forrada com papel manteiga  (o tamanho da fôrma é que vai determinar a altura do bem-casado, então, se preferir, pode dividir a massa em mais fôrmas para ele ficar mais baixinho)* e leve ao forno até que esteja dourado e o palito espetado no centro do bolo saia limpo.
Espere esfriar pelo menos 10 minutos antes de mexer com o bolo.

* vc tem duas opções: ou faz o bem-casado mais alto e depois corta no meio para colocar o recheio, ou faz ele mais baixinho e utiliza dois bolinhos (bolinho-recheio-bolinho).



Calda de Açúcar (serve para banhar o bem-casado)

Ingredientes:

2 xíc. de chá de açúcar granulado
1/2 xíc. de chá de água fervente

Modo de Preparo:

Misture o açúcar na água até obter um caldo ralinho (não precisa dissolver todo o açúcar. O objetivo é que os grãos do açúcar deixe o bem-casado crocante!).
(Para maiores detalhes, assista o vídeo abaixo - Bem Casado Coleção União)





Recheio Tradicional

Ingredientes:

3/4 xíc. de chá de leite
1 colher de sopa de amido de milho (a famosa Maizena)
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de leite condensado cozido por 10 minutos na panela de pressão, contados a patir do início da fervura (Super Importante: só abra a lata após ela estar totalmente fria!!)

Modo de preparo:

Dissolva o amido de milho no leite, e misture os demais ingredientes. Coloque em fogo médio, mexendo sempre sté engrossar.
(Para maiores detalhes, assista o vídeo abaixo - Bem Casado Coleção União)






O Bem-Casado

Com o bolo já frio, corte com um cortador (como o da imagem abaixo) ou com um copo, com 4 ou 5 cm de diâmetro.





Após cortar todo bolo, coloque o recheio no centro de um bolinho redondo e pressione levemente com outro bolinho (cuidado para não colocar recheio demais e derramar dos lados). Deixe descansar por mais ou menos 12 horas (esse tempo é para o recheio penetrar na massa do bolo e ficar maravilhoso!) ;)
Depois desse tempo de descanso, passe rapidamente o bem-casado na calda de açúcar (receita acima), para deixar a parte externa bem docinha e levemente crocante.



 

Deixe o bem-casado descansando por 2 horas sobre um papel alumínio pra ele ficar mais sequinho. Depois desse período, vire o lado e deixe por mais 2 horas.
Prontinho!
Agora é só embalar!! (Para o post não ficar gigante, vou fazer outro post só com o passo a passo da embalagem). =)


Seguem abaixo dois vídeos bem interessantes!! Vale a pena assistir e entender melhor o que eu expliquei acima! :)



Esse vídeo é bem profissional! Se tiver habilidades com o bico de confeiteiro, se joga! Os bem-casados vão sair mega perfeitos.




Esse outro vídeo dá muitas dicas e mostra que qualquer pessoa pode fazer!!



Qualquer dúvida, podem perguntar!!

Beijos!!!


 

1 comentários:

Anônimo disse...

nossa, estou impressionada com sua delicadeza nos detalhes da explicação...isso faz toda diferença. obrigada...há muito tempo eu buscava uma receita legal para testar, essa me ganhou...parabéns e obrigada!
glaucia