Flor de Tecido - Organza

Olá noivinhas!

Hoje vamos ensinar como fazer flores de tecido (organza) que podem ser usadas em penteados, na decoração ou até no porta alianças.

É super fácil de fazer. Segue abaixo o passo a passo.

Materiais necessários:
  • Tecidos sintéticos como organza, cetim e tecido de revestimento: eles são baratos e fáceis para derreter. Você pode usar o tecido em uma única cor, ou você pode misturar as cores. As cores diferentes acrescentam profundidade à flor.
  • Uma vela
  • Pérolas ou contas para o centro da flor 
  • Agulha
  • Linha invisível ou da mesma cor do tecido
Modo de fazer:
  Antes de iniciar o trabalho propriamente dito, defina algumas coisas, como o tamanho da flor e se quer com mais ou menos camadas. A flor da imagem tem aproximadamente 11cm e possui 13 camadas. O tamanho escolhido do molde deve ver ligeiramente maior que o tamanho que você deseja para a sua flor, pois o calor da vela irá encolher um pouco o tecido.


1º : Corte o tecido nos formatos e tamanhos desejados. Aqui e aqui estão dois arquivos com os moldes. A flor da imagem foi feita com o primeiro molde. Você pode cortar mais de uma pétala com o mesmo tamanho, caso queira com muitas camadas. (obs: o molde está em polegadas (inches), onde 1 polegada = 2,54 cm)


2º: Queime a lateral do tecido. Não precisa ser muito perto da chama para o tecido não derreter muito. Lentamente, vá girando até que você tenha passado toda a borda do tecido na vela.





3º: Repita o passo 2 em todas as pétalas de tecido.

4º: Empilhe as pétalas, começando da maior até a menor.






5º: Pegue a sua flor, mantendo o dedo no centro e na base para que o seu arranjo não escorregue. Use um alfinete na parte de trás da flor, como na imagem abaixo.


6º: Com as pétalas presas pelo alfinete, costure as pérolas ou contas no centro da flor.







Se quiser usar como um arranjo de cabelo ou na decoração, vocês podem costurar ou colar (acho que cola quente não é bom, por correr o risco de derreter o tecido! Podem usar cola de isopor ou a cola branca mesmo) numa presilha ou fita. No caso de usar na decoração, você pode colar diretamente na almofada, no papel (no caso de usar em convites) e onde mais sua imaginação mandar.

Espero que tenham gostado!

Let's enjoy!

Beijos!!

1 comentários:

Letícia Valente disse...

Adorei a ideia do blog!! Parabéns!